Vereador denuncia subutilização de tomógrafo enquanto crianças esperam diagnóstico no RN

O vereador de Natal, Leo Souza (Republicanos), denunciou nesta terça-feira (15) a subutilização de um tomógrafo de última geração instalado no Hospital Varela Santiago, que poderia estar atendendo até 10 pacientes por hora, mas realiza, em média, apenas três exames por dia. Segundo o parlamentar, o problema está na lentidão do processo de regulação, de responsabilidade do Governo do Estado.

“O tomógrafo é de última geração e está lá, operando, pronto, mas por falta de um servidor para autorizar a regulação, crianças seguem sem diagnóstico. Isso é inadmissível”, afirmou Leo Souza. O equipamento é fruto de convênio com o Governo Estadual, e o vereador cobrou mais eficiência na gestão para garantir o acesso da população ao serviço.

Leo ressaltou ainda que a governadora Fátima Bezerra (PT) talvez nem tenha conhecimento do problema, mas reforçou que é urgente tomar providências. “Não acredito que seja por maldade, mas é inaceitável que falte vontade ou gestão para resolver isso. Se não tem dinheiro para pagar, que pendure. Com saúde não se brinca, não se economiza”, disse.

Durante a sessão, o parlamentar também relatou visitas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital potiguar, onde constatou a ausência de itens básicos, como esparadrapo e atadura. De acordo com Leo Souza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já trabalha em uma compra emergencial para reabastecer os estoques.

“Isso não vai resolver todos os problemas da saúde, mas precisamos de respostas rápidas para essas questões, porque o povo precisa e a doença não espera”, concluiu.

96FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.