Na Sessão Plenária desta quinta-feira (24), no horário destinado aos oradores, o deputado Vivaldo Costa (PV) falou sobre a necessidade de se debater maneiras de ajudar o agricultor familiar do Seridó a enfrentar o inverno irregular da região.
“Todas as previsões feitas para este ano, até agora, não foram confirmadas. A verdade é que a região do Seridó atravessa um momento dificílimo. Por isso, ontem eu apresentei um requerimento aqui na Assembleia Legislativa, pedindo uma audiência pública para tratar sobre o inverno irregular do Seridó em 2025”, justificou.
Segundo o parlamentar, a região está “muito seca, e o momento é de muito sofrimento para os pequenos agricultores e pecuaristas”.
“A nossa população, que viveu durante muitos anos baseada na criação de gado e algodão, hoje só vive do rebanho bovino. Mas, este ano, a situação está muito difícil para o homem da Agricultura Familiar. Ele precisa muito do apoio de todas as esferas de governo – e dos bancos, pois o sertanejo não está conseguindo honrar seus compromissos. É preciso, então, que se crie uma linha de crédito especial. E tudo isso será debatido na audiência pública”, explicou.
Para Vivaldo, é urgente que se discutam formas de “socorrer” os agricultores e pecuaristas do Seridó, para que eles consigam superar as consequências da Seca deste ano.
“Eu estive conversando com deputados de outras regiões, e no Oeste, por exemplo, alguns municípios escaparam. Em Portalegre, a chuva foi generosa e bem distribuída. Quem plantou, colheu; porque o inverno foi relativamente normal por lá. Diferente do Seridó, em que há previsão de chuva, mas ela não acontece. Por isso, precisamos nos reunir aqui no Legislativo, para que possamos encontrar uma maneira de apoiar o pecuarista, o agricultor, o homem da Agricultura Familiar no RN”, concluiu.