Alckmin quer controlar o PSDB para facilitar vitória nas prévias

01

Com a queda de popularidade do senador Aécio Neves (PSDB) após as delações de Joesley Batista, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, está focado em conquistar o comando nacional do PSDB.

A ideia é eleger um aliado no comando nacional, bem como pessoas alinhadas às suas ideias nos diretórios de todo o país. Logo após conquistar esse espaço, o governador de São Paulo vai defender que o PSDB realize prévias para a escolha do candidato para disputar a Presidência em 2018.

Alckmin acredita que com essa estratégia liquida qualquer pretensão que Aécio ainda possa ter de ser candidato. Além disso, intimida o prefeito de São Paulo, João Doria, que não poderá ser contra as prévias, já que foi por meio delas que ele se sagrou candidato a prefeito. Doria também não disputaria as prévias com seu padrinho e apoiador político. As informações são da Agência Estado.

Reforma. Quarta (19), Alckmin voltou a defender a implantação da reforma política, mas criticou a proposta para a adoção do chamado “distritão” como sistema eleitoral.

“O distritão é um absurdo. O nome está errado, não é distritão, é ‘estadão’, é o estado inteiro, a campanha fica muito mais cara”, disse Alckmin, argumentando que o sistema estimula o lançamento de poucos candidatos, o que prejudica a renovação da classe política.

“Se você só elege os 70 primeiros, que adianta lançar o candidato que tem 30 mil votos? Acho que o chamado distritão é pior que o modelo atual. É preciso tornar a campanha mais barata”, explicou.

Nesta semana, deputados de ao menos dez partidos, entre eles o PMDB e o PSDB, já entraram em acordo para incluir a proposta do “distritão” no projeto de reforma política a ser discutido em agosto.

Pelo sistema, são eleitos apenas os parlamentares mais votados em cada Estado, sem considerar quociente eleitoral ou voto em legenda. Para esse grupo, a proposta é uma alternativa para garantir a reeleição e manter o foro privilegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.