A Planejativo, plataforma de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) idealizada pela startup localizada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), registrou neste mês a marca de 600 mil downloads de seu aplicativo pelo Google Play. A empresa é a primeira empresa potiguar a bater esse número na loja de aplicativos do Google e já conta, ao todo, com mais de 2 milhões de usuários em todo o Brasil.
Esse quantitativo considera tanto os usuários que baixaram o app pelo Google Play como pela App Store, além dos que utilizam a plataforma pelo site. A cofundadora da Planejativo, Tainara Celi, aponta o uso de smartphones como um fator determinante para o crescente acesso à plataforma, além de contribuir para o aumento do nível da concorrência no ENEM, especialmente pelo uso de recursos inteligentes e personalizados.
Isso porque, diferentemente da forma como acontecia há até poucos anos, o aluno passa a ter em mãos softwares que gerenciam automaticamente seus estudos, com planos customizados conforme o curso desejado.
Além disso, “sem uma tecnologia, para fazer o que a Planejativo faz hoje, por exemplo, o aluno demoraria bastante tempo, porque ele teria que catalogar todos os assuntos e definir cronogramas manualmente. Isso a plataforma faz em segundos”, comenta Tainara Celi. Somente para o ENEM, a empresa já catalogou cerca de 600 temas de prova.
Dessa maneira, diferentemente do método tradicional de aprendizado, o estudo pode ser cada vez mais personalizado e automatizado. É possível, por exemplo, participar de simulados, programar revisões, acessar indicadores de desempenho e até reprogramar planos de estudo com base em assiduidade.
Esse é o caso de Luan Soares, aprovado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Consegui organizar meus estudos. Durante meu primeiro ano de cursinho, eu tive muita dificuldade em relação à revisão de conteúdo, organização e até mesmo a testagem do meu conhecimento e foi através da plataforma que eu percebi o efeito na construção do conhecimento”, comenta Soares.
Destaque nacional
Tainara Celi conta que a ideia do aplicativo surgiu após seu sócio Heric Santos ter utilizado as metodologias hoje trabalhadas na Planejativo – cronograma adaptativo, revisões periódicas ativas e estudo ativo –, para se preparar para a prova de ingresso no curso de medicina na UFRN. Com o resultado positivo, os sócios decidiram abrir a empresa e proporcionar a mesma experiência para mais pessoas.
Hoje, a startup conta com 140 mil simulados e listas de exercícios criados, 12 milhões de revisões concluídas e mais de 65 mil questões de prova disponíveis na plataforma.