Efeito do agro e dos juros: Monitor do PIB aponta queda de 3% na economia

Monitor do PIB aponta retração de 3% na atividade econômica em maio na comparação com abril. Na comparação anual, a economia cresceu 1,8% no mês e 3,5% no trimestre móvel.

Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (19) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela elaboração da pesquisa.

agronegócio, com o fim dos principais meses de colheita da safra de soja, e a alta taxa de juros, atualmente em 13,75% ao ano, são apontados como influencias para o resultado.

“Apesar da queda do PIB ser majoritariamente explicada pelas particularidades da agropecuária, cabe ressaltar que também foram registradas retrações na indústria e nos serviços em maio, embora em magnitudes distintas da agropecuária (-0,1%, em ambas as atividades). Os juros elevados contribuíram para as pequenas quedas nestas atividades, o que ajuda a explicar a dificuldade da economia crescer de forma mais robusta e menos dependente da agropecuária”, explica a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece.

Na segunda-feira (17), o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central apontou que a economia recuou 2% em maio na comparação com abril.

Essa é a maior queda do IBC-Br desde março de 2021, quando foi registrada uma queda de 3,6%. Em abril, a prévia do PIB tinha indicado um crescimento de 0,56% na economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.