Eudiane Macedo reúne quadrilheiros juninos em Sessão Solene na ALRN

Um dia depois do ‘Dia do Quadrilheiro Junino’, comemorado em 1º de junho após lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por proposição da deputada Eudiane Macedo (PV), a própria parlamentar presidiu Sessão Solene no plenário da Casa, nesta sexta-feira (02), alusiva à abertura dos festejos juninos de 2023. Sessão onde a deputada homenageou personalidades que se destacam há anos como participantes e apoiadores do movimento que enfeita as ruas de todo o Estado durante todo o mês de junho.

Antes do discurso da deputada, o ator Vitor Melo, quadrilheiro do município de São Gonçalo do Amarante, apresentou o monólogo ‘São João sem nós não dá’, onde contou a saga dos quadrilheiros durante todo o ano até as apresentações no mês de junho. No final, agradecimentos a deputada que se orgulha de apoiar o movimento junino desde quando era vereadora em Natal.

“Por muito tempo, o movimento junino não tinha espaço dentro das casas legislativas.
Quando chegamos à Câmara Municipal de Natal, por muitas vezes eu fui tratada como ‘doidinha’ ou ‘desocupada’, apenas por defender o movimento junino. Eu já presenciei pessoas que deveriam incentivar a cultura, chamando quadrilheiro junino de vagabundo. Tudo isso me dói e me traz revolta. Será que não se pode fazer arte nessa cidade e nesse Estado?”, questionou a deputada em seu discurso.

“Eu dancei quadrilha junina por muitos anos da minha vida. Eu senti na pele o que o quadrilheiro passa até chegar às apresentações. Eu tenho propriedade pra falar, fazer e representar essa classe, e não é à toa que muitos me intitulam a ‘madrinha’ dos quadrilheiros juninos”, contou Eudiane, explicando que desde que assumiu a defesa dos quadrilheiros juninos, tem disponibilizado emendas do seu mandato para continuar incentivando o movimento em todo o Estado.

Além da Lei do Quadrilheiro Junino, a deputada criou ainda a ‘Comenda Marcilio Canário’, para homenagear os quadrilheiros juninos com relevantes serviços prestados ao movimento, como fez na Sessão Solene desta sexta-feira.

Receberam a Comenda as seguintes personalidades do cenário junino potiguar: Abinoan Rodrigues do Nascimento, presidente do ‘Arraiá da Praia’, da cidade de São Bento do Norte; Lincoln Albuquerque, ‘noivo’ da Quadrilha Coração Nordestino de São Gonçalo do Amarante; Jadson Gomes Barros, do Atelié Junino, que produz adereços para todo o Brasil; Vera Alves de Oliveira, a Vera do Balão, que durante anos participou do movimento; Jhéssica Mendes Rocha, da Lume da Fogueira de Mossoró; Alexsandro Carvalho, coreógrafo, figurinista, produtor cultural e diretor artístico; João Marcos Araújo, o João Matuto, que é ator, palhaço, locutor e marcador e presidente da Junina João Matuto da cidade de Encanto; Irismar Fernandes, que começou como quadrilheiro em Currais Novos é atualmente é coreógrafo da Associação Cultural Zé Matuto de Natal; Leninha Leal, da Lume da Fogueira em Mossoró; Lella Bretton, Melhor ‘Rainha G’ do RN, do Nordeste e de Mossoró; Everton Anselmo Lima, noivo do Arraiá Brilho Matuto; Isabel Olivier, 24 anos dedicada às quadrilhas, se despedindo das quadras agora em 2023; João de Sousa Guimarães, cenógrafo e designer gráfico; Adriano de Lima Felipe, do elenco da Quadrilha Junina São João, há 40 anos no mundo junino; considerada uma das melhores rainhas de quadrilhas do estado; Edivaldo Belarmino, o Toró, presidente do Arraiá da Espiga, de Canguaretama; Clésia Santos Silvestre, à frente do Arraiá Brilho Matuto; e Iran Borges Clemente, coreógrafo da Quadrilha Junina Paixão Multicor, de João Câmara.

Representando os quadrilheiros, João Marcos de Araújo, o ‘João Matuto’, veio do município de Encanto, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, para representar os quadrilheiros. Usando paletó estilizado, justificou o brilho, fitas e laços de sua indumentária.

“O que dá brilho às nossas festas são as nossas cores, a nossa alegria”, disse o homenageado, que saiu de casa às 5 da manhã e viajou mais de 400 quilômetros para estar presente à sessão solene promovida pela deputada Eudiane Macedo. “Viemos lá da ponta do Elefante mesmo”, disse João Matuto em seu discurso que encerrou a Sessão Solene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.