Eventos são adiados ou suspensos por causa de ataques no RN: ‘Clima de insegurança’

“Por força dos notórios acontecimentos na capital e no interior, provocando um completo clima de insegurança, tornou-se impossível a realização do festival na data divulgada, vez que a logística ficou prejudicada tanto para os frequentadores quanto para os estabelecimentos e demais fomentadores”, informou a organização do evento Food & Jazz Natal, que aconteceria desta semana até o dia 25 de março.

A Juçara Figueiredo Produções informou que monitora a situação para definir uma nova data.

A suspensão do clássico do futebol local – América e ABC – que aconteceriam na Arena das Dunas pelo campeonato potiguar de futebol, foi anunciado durante a manhã desta terça-feira (17). A partida estava marcada para o domingo (19).

O jogo entre Santa Cruz de Natal e Potiguar de Mossoró, que seria sábado (18), em Ceará-Mirim também foi cancelado. A federação de futebol do estado não divulgou novas datas para realização da rodada.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também cancelou uma audiência pública que seria realizada na quinta-feira (16) na sede do poder. “Em virtude dos novos acontecimentos no tocante à insegurança no estado”, segundo o Legislativo, a reunião foi remarcada para o dia 13 de abril.

A programação de março Solar Bela Vista Cultura, com programações previstas para esta semana, também foi adiada para os dias 23 e 26 de março.

Segundo a Federação das Indústrias do RN, responsável pelos eventos, o show “Poetizando e cantando o feminino” que iria acontece na quinta-feira (16) foi adiado para o dia 23, às 18h.

Já o evento “Solar dos Sorrisos”, voltado para o público infantil, será realizado no dia 26 de março, às 16h, no Solar Bela Vista. A programação estava marcada originalmente para o domingo (19). “As mudanças de data levam em consideração a segurança do público e a redução da oferta de transporte público no Estado”, informou a Fiern.

O Festival Sabores D’Praia que seria realizado neste fim de semana em Ponta Negra, Natal, foi adiado e ainda não teve data divulgada.

“Estamos cientes da atual situação em relação a segurança da cidade e por isso resolvemos adiar o festival. Em breve vamos trazer as novas datas e esperamos que entendam, assim como nós, que o evento preza sempre pelo bem estar e segurança de quem vai participar”, diz a nota divulgada pela organização.

Ataques

Ataques no RN: Vídeo mostra destruição causada por incêndio em depósito de medicamentos

Ataques no RN: Vídeo mostra destruição causada por incêndio em depósito de medicamentos

Desde terça-feira (14), 45 cidades foram alvo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Uma operação da polícia cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã desta sexta, contra integrantes de facção suspeita de organizar os ataques. De acordo com a polícia, os alvos são ligados à facção ‘Sindicato do Crime’.

A sede da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi incendiada na madrugada desta sexta-feira (17), quarto dia de ataques no Rio Grande do Norte.

“Aqui estavam todos os medicamentos do município para as unidades básicas de saúde. Isso não é um ataque a uma pessoa, é um ataque a toda uma população que precisa desses remédios”, disse o prefeito Eraldo Paiva.

Casos nesta sexta

Por volta de 1h20, em São Miguel do Gostoso, dois ônibus foram queimados na garagem de uma empresa privada.

Criminosos queimaram pneus e fecharam a BR-101 durante a madrugada na altura de Canguaretama. Um galpão de reciclagem da cooperativa de Arez também foi incendiado. Para apagar as chamas foi usados o carro pipa de uma usina.

Incêndio na garagem do destacamento da PM de São Vicente, RN

Incêndio na garagem do destacamento da PM de São Vicente, RN

Em São Vicente, cidade a 200 quilômetros da capital, a garagem do destacamento da Polícia Militar foi incendiada. Um ônibus escolar ficou completamente destruído em Pedra Preta após ser incendiado.

Lajes, Arez, Campo Redondo e Montanhas também registraram ataques nesta madrugada.

Alianças

O gatilho para os ataques, segundo informações do governo federal, foi a transferência para fora do estado, em janeiro, de chefes do Sindicato do Crime, principal facção no Rio Grande do Norte. Informações da área de inteligência do governo já apontavam a possibilidade de retaliação depois da transferência.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) disputa com a facção as rotas internacionais de cocaína pra Europa a partir do Rio Grande do Norte. A facção, originada em presídios de São Paulo, viu na ação uma oportunidade de reivindicar melhorias nas condições do sistema prisional –houve protesto de familiares em frente a presídios, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.