Ford e sindicato firmam acordo sobre fechamento de fábrica no ABC

Ford faz 100 anos no Brasil em processo de reconstrução

Os funcionários da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) aprovaram, nesta terça-feira (30), em assembleia, um acordo com a montadora americana para compensá-los pelo fechamento da unidade.

​O acordo contempla três pontos: plano de demissão incentivada, programa de requalificação profissional e apoio psicológico aos trabalhadores.

Ainda pode ocorrer uma antecipação da produção, que depende da negociação com um potencial comprador.

A princípio, o encerramento das atividades está previsto para o final do ano. Se houver uma negociação positiva com um eventual comprador, o vínculo empregatício entre a Ford e os funcionários pode acabar um pouco antes.

Raquel Landim – Folha de São Paulo

A montadora anunciou em fevereiro deste ano sua intenção de fechar a fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo porque vai sair desse negócio em nível global. O anúncio do encerramento das atividades teve forte impacto entre os trabalhadores e, a pedido do governador de São Paulo, João Doria, a Ford passou a negociar a venda da unidade.

Segundo nota divulgada pela empresa, as conversas com potenciais compradores continuam.

A reportagem apurou que as negociações estão avançadas com o grupo Caoa, no entanto ele tem tido dificuldade para financiar a compra. A expectativa inicial do grupo é que os recursos poderiam ser obtidos com apoio do governo de São Paulo, o que não é possível.

O acordo com os funcionários foi negociado entre a Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.