General mineiro comandará a intervenção no Rio

General

O presidente da República, Michel Temer, assinará nesta sexta-feira (16) a intervenção na área de segurança do Rio de Janeiro. O interventor militar será o general mineiro Walter Braga Neto. Natural de Belo Horizonte, Walter Braga Neto tem perfil combate e já ocupou cargos no serviço de inteligência do Exército.

Braga também foi um dos responsáveis pela coordenação da segurança durante os Jogos Olímpicos do Rio. O general também tem sido parceiro das forças auxiliares de segurança público do Rio. O militar tem boa relação com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, que o considera um colaborador dedicado. Braga costuma receber receber representantes das forças de segurança no gabinete sem marcar na agenda.

A função do interventor

Na prática, o oficial vai substituir o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), na área de segurança. A decisão do governo federal contou com o aval de Pezão. O novo comandante pode nomear outros nomes para os cargos de chefia das policias, como um outro militar, por exemplo.

A intervenção é prevista no artigo 34 da Constituição, segundo o qual “a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para manter a integridade nacional”. O artigo 60, parágrafo primeiro, diz que “a Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio”.

Agência Estado

Uma resposta para “General mineiro comandará a intervenção no Rio

  1. E com grande alegria que recebemos esta notícia de combate às atrocidades, que venham assolando o nosso país. E tbm ,ficamos com o pé atrás, será que mais uma manobra do Presidente, sobre a votação da Previdência??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.