fbpx

Nelter Queiroz rebate secretário Cipriano Maia e pontua caos na saúde pública do RN

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) usou o horário das lideranças partidárias, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (16), para rebater o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia e pontuar o caos em que vive o Sistema Único de Saúde (SUS) em território potiguar.

“Na atual administração estadual falta de tudo: fios cirúrgicos, comida para pacientes e acompanhantes; e medicamentos na Unicat [Unidade Central de Agentes Terapêuticos] mesmo com a garantia do financiamento federal”, apontou Queiroz, lembrando que constantemente fornecedores deixam de entregar por falta de pagamento, médicos prestadores de serviços reclamam de meses de atraso no pagamento e terceirizados não recebem com regularidade, dentre outros.

Para o parlamentar, além de todos os problemas já citados o que falta realmente é agilidade administrativa e gestão por parte do titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “A situação é tão verdadeira que o próprio secretário Cipriano Maia, semana passada, durante entrevista na 98 FM, em Natal, assumiu que dá calote nos municípios. A notícia foi repercutida em boa parte da imprensa norte-rio-grandense”, lembrou o parlamentar, classificando a situação como vergonhosa.

Em suas colocações, Nelter Queiroz também voltou a citar o falecimento do senhor José William que, mesmo enfartado, teve atendimento negado no Walfredo Gurgel e foi a óbito no dia 05 deste mês. O deputado também citou: a não realização de cateterismos e angioplastias, a morte de bebês no Hospital Santa Catarina, o não funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no Hospital Maria Alice Fernandes, a não abertura de novos leitos de UTIs durante a pandemia, o afastamento de servidoras da Sesap após ação da Polícia Federal e o famigerado caso dos respiradores adquiridos através do Consórcio Nordeste que nunca chegaram ao Estado do Rio Grande do Norte.

O fechamento dos Hospitais Ruy Pereira e de Canguaretama também pautou a fala do parlamentar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: