Papa Francisco visita Portugal para canonizar crianças de Fátima

Pope Francis offers a golden rose to Our Lady of Fatima at the Chapel of the Apparitions at the Shrine of Our Lady of Fatima in Portugal May 12, 2017. REUTERS/Jose Sena Goulao/Pool ORG XMIT: MXR90

O papa Francisco viajou nesta sexta-feira (12) à cidade de Fátima, em Portugal, para canonizar duas crianças pastoras que testemunharam a aparição da Virgem Maria no local há cem anos.

Milhares de peregrinos de diferentes partes do mundo foram ao local, que fica a cerca de 100 quilômetros de Lisboa. A cerimônia de canonização de Francisco Marto, que tinha 9 anos na época, e de sua irmã, Jacinta Marto, 7, acontecerá no sábado (13).

As aparições de Fátima, em Portugal, são um dos mais conhecidos episódios místicos da Igreja Católica. Segundo o relato dos irmãos e de sua prima Lucia dos Santos, as crianças viram a Virgem Maria no dia 13 de maio de 1917, a primeira de uma série de aparições. Os três eram pastores de ovelhas.

A mãe de Jesus Cristo, conta a história, lhes fez três revelações. Uma era uma visão do inferno associada à guerra mundial, ora em curso, e à sua continuação em 1939.

A segunda, o aviso de que a “Rússia iria espalhar seus erros” pelo mundo, o que foi associado depois à vitória bolchevique na revolução daquele ano, abrindo o caminho para o regime ateu da União Soviética. Os homens deveriam converter-se a Deus e orar. As informações são da Folha de São Paulo.

Já o famoso “terceiro segredo de Fátima” permaneceu em mistério por décadas, sendo sempre contado ao novo papa no começo do pontificado. Em 2000, em meio às especulações sobre o fim dos tempos que acompanhavam a data, o Vaticano revelou que a visão dizia respeito ao atentado contra o papa João Paulo 2º em 1981, que ocorreu também em um 13 de maio.

Jacinta e Francisco, mortos em 1918 no surto da gripe espanhola, foram beatificados pelo papa João Paulo 2º em 2000. Desde 2008, o Vaticano pretende beatificar Lucia dos Santos, que se tornou freira e morreu em 2005 aos 97 anos.

MILAGRE BRASILEIRO

O Brasil está envolvido também na canonização dos irmãos Marto. Segundo o Vaticano, foi decisivo para a decisão um relato da cura “milagrosa” de Lucas, uma criança paranaense que sofreu traumatismo em 2013 após cair de uma janela e cujos pais rezaram para os pastores de Fátima.

A cidade de Fátima tem 12 mil habitantes e deve receber durante o fim de semana cerca de 40 mil visitantes, entre sacerdotes, peregrinos e jornalistas.

A Igreja Católica, maior denominação cristã do mundo com 1,28 bilhão de seguidores, tem mais de 10 mil santos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: