fbpx

A partir de sexta-feira, Emparn prevê chuvas mais intensas

Gilmar Bristot explica que dissipação do VCAN favorece chuvas

O Rio Grande do Norte deverá receber chuvas com maior distribuição temporal e espacial a partir desta sexta (19) até a quarta-feira (24), atingindo várias regiões do Estado de uma só vez. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). De acordo com a previsão, o interior deverá ter chuvas mais intensas, enquanto no litoral as precipitações devem acontecer de forma espaçada e durante a madrugada e manhã.

Segundo Gilmar Bristot, chefe de meteorologia da Emparn, o fato se deve à dissipação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que estava incidindo na região sem permitir a formação de nuvens de chuva. “A partir de quinta-feira o VCAN já deve começar a se dissipar, dando uma condição melhor para a formação das nuvens de chuva, permitindo que haja precipitações de maior intensidade e abrangendo mais áreas”, disse.

Com a previsão de chuvas, a esperança é que o cenário de seca se altere. “Para encher os nossos reservatórios, as chuvas previstas tem que cair no Alto Oeste e na Bacia Piranhas-Açu. Como agora, as precipitações devem ocorrer de forma mais distribuída espacialmente, é provável que a situação melhore um pouco”, afirmou Gilmar Bristot. As informações são da Tribuna do Norte.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: