PF pede para inquérito contra Marcos Pereira sair do STF

A Polícia Federal (PF) pediu para o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), retirar da corte uma investigação contra o ex-ministro Marcos Pereira, já que ele perdeu o foro privilegiado ao deixar o cargo, no início de janeiro. O delegado Yuri Rodrigo de Oliveira solicitou que Fachin realize uma “reavaliação de competência”. Como o político não tem mais nenhum cargo público, o foro adequado é a primeira instância.

Pereira pediu demissão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços no dia 3 de janeiro por “questões pessoais e partidárias”. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União dois dias depois. O presidente Michel Temer espera uma indicação do PRB, partido presidido pelo ex-ministro, para preencher o cargo, que continua vago, segundo o Globo.

Também são investigados no inquérito os ex-ministros Guido Mantega, Antônio Palloci, Carlos Lupi e Edinho Silva, o marqueteiro João Santana e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, entre outros. O pedido da PF, no entanto, diz respeito apenas a Pereira.

O inquérito foi aberto a partir da delação premiada de executivos da Odebrecht e investiga supostos pagamentos para garantir o apoio de quatro partidos à campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) em 2014. Pereira é suspeito de ter recebido R$ 7 milhões para garantir o apoio do PRB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.