PMDB e PTB definem apoio formal à reforma da Previdência

Resultado de imagem para Partidos começam a definir apoio formal à reforma da Previdência

Os partidos da base aliada começaram a se posicionar formalmente a favor da reforma da Previdência. Nesta quarta-feira, PMDB e PTB anunciaram apoio formal às mudanças propostas pelo governo. Eles concordaram em “fechar questão” sobre o assunto, expressão usada em Brasília para as situações em que o partido define qual deve ser o voto de sua bancada. Ou seja, quando a decisão partidária vai se impor à individual.

A decisão do PMDB foi tomada pela Executiva Nacional do partido, e vai ao encontro da posição da maioria da bancada do partido na Câmara dos Deputados. Assim, todos os deputados da legenda devem votar a favor das mudanças propostas do governo.

Nesta quarta-feira, o PTB já havia anunciado a mesma decisão. Foi o primeiro partido a tomar essa posição. As informação são de Cristiane Jungblut e Geralda Doca, O Globo.

“O PTB compreende que a reforma da Previdência é primordial para a retomada do crescimento do Brasil”, diz o texto. A bancada do partido tem 18 parlamentares.

Já o PSDB se reuniu nesta quarta-feira para discutir a proposta, embora não deva definir um apoio formal agora. A reunião da Executiva Nacional do PSDB para debater a reforma da Previdência foi esvaziada, sem a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deve assumir a presidência do partido; do senador Tasso Jereissati (CE), que ocupou o comando da sigla interinamente; nem do líder da bancada na Câmara dos Deputados, Ricardo Trípoli (SP).

Decisão semelhante deve ser adotada pelo PR. O líder da sigla na Câmara, deputado José Rocha (PA), disse que o partido não fechará questão quanto à reforma da Previdência. Mas a Executiva, por meio do presidente Valdemar da Costa Neto, avisou que quer todos votando com o governo. O próprio Valdemar vai telefonar para cada um dos integrantes da bancada, o que os parlamentares encaram como “pior que um fechamento”.

— O PR não fechou e nem fechará — disse José Rocha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.