fbpx

Preso, Lula teve 75% de menções negativas

Resultado de imagem para Preso, Lula teve 75% de menções negativas

Análise realizada pela Folha mostrou a reação dos brasileiros no Twitter ao cenário de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foram coletados 196.813 tuítes relacionados a Lula. A partir das 18h da última quinta-feira (5), quando o juiz Sérgio Moro decretou a prisão, um robô coletou e analisou mensagens em que aparecia a palavra “Lula”. A coleta terminou quando o ex-presidente chegou à PF em Curitiba neste sábado (7).

Os tuítes foram organizados por dia de publicação e agrupados em três categorias: positivos, negativos e neutros. Para a análise, só positivos e negativos foram considerados.

Por meio de testes de amostragem, a Folha estudou quais termos e palavras deveriam ser agrupados em cada categoria para a análise final usada neste termômetro.

Na classificação positiva, foram levadas em consideração mensagens que eram desfavoráveis ao mandado de prisão. Outras com teor de apoio ao presidente e ao PT também foram somadas.

Para se classificarem como negativas, mensagens apoiando o mandado de prisão ou que chamavam o ex-presidente de ladrão foram agrupadas.

Para a classificação de tuítes neutros, mensagens declaratórias como os títulos de reportagens ou vídeos compartilhados na rede social foram excluídas.

As informações são da Folha de São Paulo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: