Rússia fala em aprovar vacina para a Covid-19 em duas semanas

O governo russo espera a aprovação de uma possível vacina para a Covid-19 já no mês de agosto, diz a CNN. Segundo informações do correspondente Matthew Chance, fontes de Moscou disseram que isso deve ocorrer até o dia 10. A eventual vacina estaria sendo desenvolvida pelo Instituto Gamaleya.

Ainda segundo a CNN, a Rússia não deu nenhuma informação sobre as pesquisas em torno da vacina, o que tem despertado dúvidas sobre sua eficácia. Críticos do governo de Vladimir Putin acusam o Kremilin de acelerar a produção da vacina por questões políticas.

Autoridades russas falam em uma produção de até 200 milhões de doses até o fim do ano — das quais 30 milhões exclusivamente para a população russa.

“Este é um momento Sputnik”, afirmou Kirill Dmitriev, diretor de um fundo soberano russo que financia a pesquisa da vacina. “Os americanos ficaram surpresos quando ouviram os sons do Sputnik. É o mesmo com a vacina, a Rússia vai ter chegado lá primeiro.”

A vacina estaria ainda na fase 2 de testes clínicos, que seria concluída até o dia 3 de agosto. O plano do governo russo seria disponibilizar a vacina aos profissionais da saúde enquanto a fase 3 — última etapa do processo de produção — se desenrolaria. Segundo o Worldometers, a Rússia contabiliza 828.990 casos confirmados de Covid-19, com 13.673 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.