Semarh executa desassoreamento do Canal do Piató e destina areia para cobertura de lixões

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está executando  o desassoreamento do Canal do Piató, em Assu. A obra iniciou na segunda-feira (08) passada, com a marcação e levantamento topográfico do terreno e na quinta-feira (11), as máquinas começaram a retirada de areia do canal.

De acordo com o Secretário Ivan Júnior, o material recolhido será reaproveitado em aterros sanitários ou para cobertura de lixões. “Estamos disponibilizando a areia para prefeitura dos municípios do Vale do Assu. O Gestor que tiver interesse pode nos encaminhar uma solicitação” explica Ivan.

O projeto de desassoremanto foi elaborado pela própria secretaria e consiste na retirada de areia de pontos críticos, onde os levantamentos topográficos indicaram a necessidade de sua realização. No inverno entre 2005 e 2009, devido a fortes chuvas que caíram na região, o estrutura do canal foi prejudicada e atualmente ele encontra-se obstruído.

“Essa ação vai proporcionar a retomada das atividades econômicas dos ribeirinhos, assim que a lagoa receber água do rio Piranhas-Açu. Esse manancial tem um grande significado cultural pra toda comunidade” destaca o titular da Semarh.

A empresa executora do serviço é a construtora Cristal LTDA. A previsão de conclusão dos trabalhos é no final de abril. O valor da obra é de R$ 2,5 milhões,  advindos do Tesouro Estadual.

O reservatório é fonte de renda para centena de pescadores das comunidades Porto Piató, Olho D’água Piató, Areia Branca Piató, Bela Vista Piató e Banguê e incrementa a economia da região através do turismo ecológico.
A Lagoa do Piató está integrada à Floresta Nacional de Açu (Flona), uma das 313 Unidades de Conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  É considerada o maior reservatório natural do Estado do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.