Semarh participa de encontro de formação do Programa Água Doce

A Semarh participa desde ontem (05), em João Pessoa, do maior e mais importante evento de capacitação do Programa Água Doce (PAD). O “VII Encontro de Formação do PAD” se estende até amanhã (07) e tem como objetivo fortalecer a integração das instituições envolvidas na execução do Programa, capacitar os técnicos dos núcleos gestores estaduais e os representantes de municípios e comunidades para a gestão dos sistemas de dessalinização.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Junior, da vice-governadora da Paraíba, Ana Ligia Feliciano, o presidente da Associação Internacional de Dessalinização, Emilio Gabbrielli, o presidente da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reuso de Água, Alejandro Sturniolo e com a cantora paraibana Elba Ramalho, madrinha do Programa.

Representantes de comunidades, municípios, coordenações estaduais e instituições parceiras do Programa receberam placas de homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado. Representando o RN, foram premiados o coordenador do PAD/RN, Ranielle Linhares, e representantes das comunidades Floresta I, em Afonso Bezerra, e Quilombola Aroeira, em Pedro Avelino.

Com o tema “O papel dos estados, municípios e comunidades na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização”, o evento proporciona aos mais de 500 participantes um espaço para a troca de experiências e a formação de multiplicadores.

A Equipe da Semarh e representantes de 15 comunidades potiguares beneficiadas estão participando do encontro juntamente com técnicos, representantes de empresas e de comunidades dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, além de órgãos federais e municipais.

O prefeito de João Câmara, Maurício Caetano, também está presente e frisa que o PAD mudou o cenário e a qualidade de vida na zona rural da cidade, beneficiada com 10 sistemas.

Através (PAD), a Semarh já implantou 68 dessalinizadores, beneficiando mais de 15 mil potiguares de 38 cidades, sendo destaque na implantação do primeiro dessalinizador fotovoltaico do programa. “Somos pioneiros na adoção de tecnologia solar, inclusive, recentemente, recebemos uma comitiva internacional de especialistas da área para visitar o sistema que implantamos na comunidade Maria da Paz, em João Câmara”, destaca Ranielle.

Ontem, durante o evento, a Semarh apresentou a experiência de Maria da Paz e amanhã vai falar da execução do Programa no Rio Grande do Norte e das metas traçadas para a ampliação das ações para o ano de 2018.

Em 2018, a meta da Semarh é implantar mais dois dessalinizadores movidos à energia solar e dois sistemas produtivos com criação de Tilápias e produção de erva-sal (atriplex).

O convênio firmado entre o MMA e o Governo do RN, através da Semarh, no valor de R$ 19,9 milhões, tem como meta a implantação, recuperação e gestão de 103 sistemas de dessalinização. O PAD atenderá, aproximadamente, 30 mil pessoas, ao final do convênio.

PROGRAMA ÁGUA DOCE

O PAD é um programa do Governo Federal que tem como objetivo o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.