Senado é notificado de decisão que determina votação aberta do caso Aécio

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi comunicado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando que a votação que analisará o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve ser aberta. Apesar da preocupação da cúpula tucana, a expectativa é de que não haja adiamento e que a votação ocorra nesta terça-feira.

Nos bastidores, há o temor de que Aécio não tenha os votos necessários para barrar a decisão do STF sobre seu afastamento. Alguns senadores, como Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Ana Amélia (PP-RS), avisaram a Eunício, no entanto, que adiar a votação seria prejudicial para a imagem do Senado. A tática de não dar quorum para abrir a sessão também está sendo revista.

A situação de Aécio foi agravada pela decisão do PT de votar em conjunto pelo afastamento do senador. O partido chegou a se manifestar contrário à decisão da Primeira Turma do STF em afastar o tucano.

Além disso, diversos senadores estão fora de Brasília, em viagens oficiais ou de licença médica, e não poderão participar da votação. Alguns dele, contudo, avisaram que aparecerão caso a votação ocorra nesta terça-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.