Sisu: candidatos devem ficar atentos à nota de corte

Até as 23h59min desta quinta-feira (25) os candidatos que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a redação poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), e escolher sua opção de curso nas universidades públicas. Contudo, precisam estar atentos à nota de corte, que pode variar a cada instituição, inclusive, analisar a possibilidade de focar numa segunda opção de curso pra conseguir a vaga.

A nota de corte é calculada pelo sistema com base no número de vagas e no desempenho de quem já se inscreveu até aquele momento. Por isso, é importante que os inscritos no Sisu monitorem a classificação parcial para ver a possibilidade de tomar novas decisões.

De acordo com Cristine Rosado, Diretora Pedagógica do Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, é fundamental que o candidato observe como está a nota de corte. “E analisar se vai ter que fazer uma escolha. Se estiver muito próximo à nota de corte e vai arriscar na universidade de primeira escolha, ou se vai tentar outra universidade”, enfatizou.

A ideia é que o aluno tenha feito várias simulações em universidades e cursos diferentes, dentro do seu leque de preferências. “Vou dar um exemplo: a nota de corte de medicina na UFRN é uma, na UFPE é outra e quem tem uma nota muito boa em matemática acaba sendo privilegiado em uma universidade que tem um peso maior do que a outra. Então precisa fazer essa simulação e fazer uma escolha”, explica.

No último balanço, às 20h da terça-feira (23), 1.060.386 pessoas já estavam inscritas no processo seletivo do MEC, que registrava 2.008.580 de inscrições, pois é possível escolher até dois cursos. O número de inscritos representa 48% dos 2.208.932 candidatos aptos a concorrerem a uma das 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, que selecionam para 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, as universidades públicas estão ofertando 12.677 vagas em diversos cursos de graduação
Cristine Rosado conta que, no CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire os alunos tiveram resultado significativos. “Só em redação, nós tivemos 14,980. Isso significa que 14 alunos tiveram uma nota 1.000, porque, para ter 980, algum avaliador deu 1000. São dois avaliadores. Um deu 1.000, outro deu 960 e formou 980. Então, nós tivemos 14 alunos, com média 980.”

Esta edição terá uma única etapa de inscrição às vagas ofertadas pelas instituições para todo o ano. Serão oferecidas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024.
“Com o SiSU único, o estudante que quer entrar na educação superior já vai poder ingressar no primeiro ou no segundo semestre de 2024, dependendo da sua nota. Então, ele vai saber já na inscrição se tem a sua vaga no curso escolhido, a partir do 2º semestre, naquela universidade”, explicou a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires Carvalho.

O Sistema Tribuna de Comunicação segue na cobertura do Enem com o Projeto “TN no ENEM 2023”, apoiado pelo Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, Grau Técnico, Uninassau e Casa Norte, e acompanhará a divulgação dos resultados do SiSU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.