Corrupção na Fifa cresceu junto com as verbas de TV das Copas do Mundo

Resultado de imagem para Corrupção na Fifa cresceu junto com as verbas de TV das Copas do Mundo

A Copa do Mundo de 2002 representou um marco para o futebol brasileiro dentro de campo pela conquista do pentacampeonato. Fora dele, a competição teve uma repercussão histórica para os cofres da Fifa.

Há 15 anos, as receitas de televisão do primeiro mundial disputado na Ásia passaram dos US$ 782 milhões, o que representou um aumento de 466% em relação à Copa da França, em 1998.

De acordo com um estudo feito pela BDO Brasil, a entidade máxima do futebol viu um salto de 10.000% de 1982 a 2010 na arrecadação apenas com o dinheiro vindo das grandes cadeias de televisão.

“A Fifa arrecadou bilhões de dólares em seus ciclos de Copa do Mundo. Ela não paga impostos na Suíça e nem em outros lugares. Apenas recentemente passou a publicar relatórios financeiros um pouco mais completos”, diz Bruce Bean, professor de Direito da Universidade do Estado de Michigan (EUA). As informações são de  EDUARDO GERAQUE, Folha de São Paulo.

De acordo com o especialista em grandes conglomerados mundiais, a tentativa da Fifa de exibir transparência ainda não tem dado certo.

“As grandes empresas de auditoria financeira deixaram de servir a entidade por causa da falta de informações fidedignas do órgão”, afirma Bean à Folha.

Para o estudioso, a corrupção começou a impregnar o futebol em 1974, a partir do Mundial da Alemanha.

“Exatamente quando teve início a cobertura televisiva das Copas e os grandes patrocinadores comerciais passaram a ser atraídos pelo futebol”, diz Bean.

O grande novelo da corrupção na Fifa começou a se desenrolar em 2001, com a quebra da ISL, gigante do marketing esportivo mundial sediada na Suíça.

A empresa, segundo investigações das autoridades suíças, pagava propina para dirigentes, como o ex-presidente da Fifa João Havelange (1916-2016) e Ricardo Teixeira, mandatário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até 2012. Com isso, ela obtinha vantagens na compra dos direitos de TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.