A obra de desvio no trecho da BR-304, em Lajes está prevista para ser finalizada até o início de maio, segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O cronograma sofreu reajuste devido às intensas chuvas que têm afetado a região.
Desde o início dos trabalhos, no dia 3 de abril, foram realizados serviços de limpeza e terraplenagem na BR-304, após o desabamento de uma ponte sobre um rio que corta a região. Inicialmente, a obra teria a duração de 15 dias, mas o prazo foi estendido para o início de maio.
Além das etapas já finalizadas, está em andamento a execução dos serviços de drenagem, além da instalação de tubulação de um bueiro que permitirá o fluxo do rio no desvio.
Enquanto o desvio oficial não é finalizado, dois fazendeiros da região abriram uma rota alternativa para o escoamento do tráfego. O trecho corta duas propriedades em Lajes. Para a utilização do desvio, os empresários estão cobrando R$ 30.
O desvio “particular” de aproximadamente 2,7 quilômetros às margens da rodovia. Armando Filho, um dos fazendeiros envolvidos, explicou que a ideia surgiu devido à demora do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em providenciar um novo desvio oficial. Com a ponte fora de operação há mais de 20 dias, os motoristas precisavam fazer desvios longos e em condições precárias, o que afetou o transporte de passageiros e mercadorias na região.
Novo Notícias