Homenagens e destaque ao pioneirismo da ex-deputada Lindalva Torquato marcam sessão solene

“Se hoje temos na Assembleia Legislativa a maior bancada feminina da história deste parlamento, com cinco deputadas estaduais, devemos muito às grandes mulheres que nos precederam, por isto é justo e necessário fazer esta reverência e homenagem”, afirmou a deputada Cristiane Dantas (SDD), durante a sessão solene pelo centenário da ex-deputada Lindalva Torquato Fernandes.

A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa e foi uma iniciativa da Frente Parlamentar da Mulher. “Ela honrou todas as mulheres potiguares com sua honestidade, e, sobretudo, na defesa dos bons princípios da política para o povo e da gestão pública”, afirmou Cristiane.

Durante a solenidade, a filha de Lindalva, Nia Fernandes Dutra, representando os demais familiares recebeu a placa com a qual o Legislativo prestou a homenagem. Lindalva foi a segunda mulher, no RN, a ocupar uma cadeira no parlamento estadual. Durante o seu único mandato, presidiu a Comissão de Educação da ALRN, foi eleita terceira secretária da Mesa Diretora.

Na Casa, Lindalva Torquato apresentou projetos de lei de relevância, a exemplo do que reconheceu como de utilidade pública a Clínica Pedagógica Heitor Carrilho, primeira sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Natal.

A ex-deputada foi pioneira também no fato de ter sido a primeira ministra de um Tribunal de Contas, em 1961. E ainda presidiu em outras duas ocasiões: 1978 e 1982.

“É uma honra para nós render esta homenagem a alguém com uma trajetória que nos impulsiona e que merece ser seguida por todas nós da Frente Parlamentar da Mulher”, afirmou a deputada Divaneide Basílio (PT)

O deputado Galeno Torquato (PSDB), sobrinho da homenageada, usou da palavra na tribuna para relembrar momentos da convivência em família, citando passagens das várias fases da sua convivência. O parlamentar também ressaltou o pioneirismo da homenageada.

“Da nossa convivência tenho as mais belas lembranças. “Se hoje vemos a luta das nossas colegas na Frente da Mulher realizar um mandato tão bonito aonde estão fiscalizando, batalhando, defendendo, imaginem naquela época. Tia Lindalva foi uma das pioneiras e foi sempre além do seu tempo”, disse Galeno.

Representando os familiares, Edson Faustino, neto da homenageada encerrou os discursos em tom de emoção e reverência: “Ela foi uma mulher combativa, que soube no seu tempo fazer a sua história, rompeu com paradigmas a ela imposto e através do voto popular chegou a esta Casa, tornando-se a segunda deputada mais votada”, disse. As homenagens do dia foram encerradas com apresentação do coral Canto de Contas, do TCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.