Vacinação contra gripe tem baixa procura

Ampliada para o público a partir dos seis meses, a vacinação contra o vírus da influenza tem procura abaixo do esperado em Natal. Até a ampliação da faixa etária, apenas 17% do público-alvo havia procurado a vacina nos postos de saúde do município.

A faixa etária de vacinação foi ampliada na última quinta-feira (02), com o imunizante trivalente protegendo contra três cepas do vírus, sendo duas de Influenza A e uma B. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 29 de abril, 49.584 pessoas receberam o imunizante contra o vírus da Influenza, cerca de 17% do público-alvo ao qual a vacinação então estava direcionada.

Com sintomas como febre, dores musculares e tosse seca, o número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) segue aumentando em todo o país. Segundo o último boletim do InfoGripe, até o dia 27 de abril foram reportados 29.408 casos de SRAG em 2024, sendo mais de 80% dos casos notificados em abril registrados como vírus Influenza A, B ou vírus sincicial.

Em Natal, a imunização contra o vírus da Influenza acontece desde o dia 14 de março, inicialmente direcionada apenas para os grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e povos indígenas. Apesar da meta nacional de imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, segundo o portal RN Mais Vacina, no RN apenas 33% destes foram vacinados, em Natal, o número desce para 18%.

Na capital potiguar, foram aplicadas cerca de 60 mil vacinas nas UBSs e pontos extras de vacinação, sendo 43% destas aplicadas em adultos entre 18 e 59 anos. Segundo o portal RN Mais Vacina, a capital ocupa a 162ª posição no ranking da cobertura vacinal no estado, liderado por Caiçara do Rio do Vento, Severiano Melo e Frutuoso Gomes, com 92,10%, 91,17% e 90,24%, respectivamente.

Na UBS São João, localizada na Zona Leste da capital potiguar, a procura pela vacina contra o vírus da influenza tem sido razoável, apesar de não apresentar longas filas, o fluxo de público à procura segue durante o dia. Com localização central na cidade, a UBS costuma ter alta procura dos moradores dos bairros próximos, como é o caso de Edimara Fernandes, que procurou logo o posto São João, sabendo que lá iria encontrar o imunizante com facilidade. “Procurei logo a vacina porque sei que estão tendo muitos casos de gripe na cidade, então assim que soube que havia ampliado já quis vir logo”, disse Edimara.

Na UBS Brasília Teimosa a procura tem sido diferente, desde a ampliação total da faixa etária de vacinação, apenas 44 doses foram aplicadas. A baixa procura entre os dias 02 e 07 de maio preocupa a administração da Unidade Básica, que percebe a falta de interesse da população na vacinação como descaso com o passado viral que vivemos com o período de pandemia. Para a vacinação é preciso apresentar documento com foto e outros documentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.