Mais quatro cidades recebem obras hídricas na zona rural, diz Ivan Júnior

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O Deputado Nelter Queiroz, secretários municipais e equipe técnica da Semarh participaram do ato de entregada à comunidade.

O Governo do RN prossegue entregando obras de convivência com a seca, na região semiárida do Estado. Esta semana, mais quatro comunidades rurais estão recendo a autorização de usos das tecnologias construídas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio dos programas “Água Doce” (PAD) e “Água Para Todos” (PAT).

No dia (05) pela manhã, as famílias de Paulista e Bom Lugar 3, em Assu, receberam autorização para começar a retirar água da barragem de pequeno porte, implantada pela Semarh, através do Programa Água Para Todos (PAT), no aglomerado. A tecnologia construída possui uma bacia de acumulação máxima de aproximadamente 45 mil m³ e vai auxiliar no andamento das atividades agrícolas e dessedentação dos animais.

Hoje (07), a comunidade Valentim, em João Câmara, vai receber a autorização de uso do sistema de dessalinização implantado pela Semarh, por meio do PAD. Na próxima quinta-feira (08), o ato de entrega acontecerá na comunidade Caiçara de Cima, em Umarizal.

A moradora Dona Celita comemora a chegada do benefício e faz planos: “De um lado da barragem vamos cultivar uma horta orgânica e na outra parte cultivar milho, feijão, melancia e muito mais”. O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, acompanhado do Coordenador do PAT, Ranielle Linhares, e equipe participaram do ato de entrega, junto à lideranças locais e toda comunidade.

Na parte da tarde, Ivan Júnior entregou um sistema simplificado de abastecimento de água na comunidade Pau D’Arco, na zona rural de São Vicente. O sistema implantado, também por meio do PAT, conta com um dessalinizador que fornece água doce, usada principalmente para beber e cozinhar.

“A chegada dessa água que vai mudar a realidade das 25 famílias residentes, além dos moradores da vizinhança. É muita satisfação participar dessa conquista com a comunidade” disse o secretário. Ele ressalta ainda que a cidade já recebeu outras três tecnologias similares, que beneficiam jutas mais de 700 pessoas. “Aqui na Serra de Santana, os municípios de Cerro Corá, Tenente Laurentino Cruz e Lagoa Nova também foram, recentemente, contemplados com obras semelhantes” finaliza Ivan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.