Professora dá dicas de redação na reta final para o Enem

A menos de um mês do início do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem focar na revisão de conteúdos antes das provas, principalmente quando o assunto é a redação. É o que orienta a professora de redação e coordenadora da área de linguagens do CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Roberta Matos. De acordo com a docente, o momento é de repassar os eixos que englobam as temáticas da redação, se informar com as últimas notícias do mundo e assistir filmes que possam servir de repertório na hora de escrever o texto. O Enem 2023 está marcado para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro.

Segundo a professora, tema da redação poderá estár ligado a tecnologia e inteligência artificial.

“Eu acho, principalmente, que deve ser um tempo de bastante racionalidade, tranquilidade, porque uma das questões que a gente considera para o Enem é a questão da saúde mental, que não haja ansiedade”, destaca.

Para o tema deste ano, a professora aposta em algo ligado à ciência e tecnologia. “A gente sempre apostou muito no meio ambiente, como no ano passado veio de forma muito assertiva, um tema híbrido sobre a questão da cultura e o meio ambiente. Essa aposta já veio, pode vir de novo, numa perspectiva de mudanças climáticas, mas aí eu fico com minha aposta para ciência e tecnologia. Acho que tecnologia é algo bem possível de vir, problematizando a questão da inteligência artificial, uso de celular na escola, algo desse tipo aí”, pontua.

No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática. Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

A coordenadora de linguagens do CEI Romualdo/Roberto Freire, Roberta Matos, dá dicas dos assuntos que provavelmente serão cobrados na prova. “É sempre bom o aluno revisar os movimentos literários e um dos movimentos que predominam na redação é o modernismo.  Modernismo, as produções contemporâneas, todas as produções literárias, musicais da contemporaneidade, também sempre estão na prova do Enem. Funções e figuras da linguagem, análise de gênero textual, como por exemplo, as campanhas, textos de internet”, detalha a professora.

Está em curso a edição 2023 do TN no Enem, projeto multiplataforma do Sistema Tribuna com patrocínio de CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Grau Técnico e Uninassau Natal, que vem trazendo orientações, videoaulas e dicas para os estudantes que irão fazer as provas do Enem. Ao todo, serão cerca de 50 vídeos até fevereiro de 2024 , veiculados nas plataformas do Sistema Tribuna, sempre nas terças e quintas.

Até o momento foram ao ar oito videoaulas e outros quatro vídeos com dicas de profissões e cursos. A primeira aula abordou efeitos luminosos, com o professor Sales Germano. Depois, o professor André Viana trouxe uma aula sobre a fisiologia do sistema cardiovascular. Em seguida foi a vez do historiador Andrey Fernandes apresentar uma videoaula sobre Roma Antiga. O professor Antônio Carlos deu dicas de redação no 4º vídeo.

As aulas 5 e 6 foram integradas, envolvendo professores de diferentes áreas para discutir um mesmo assunto sob óticas complementares. A primeira aula integrada foi sobre bomba atômica com os professores Jefferson Heitor (história) e Ilton Martins (química). Já a segunda reuniu os docentes Andrey Fernandes (história), Suênya Medeiros e Yama Elice (sociologia e filosofia). As aulas 7 e 8 foram sobre redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.