PT espera enquadrar PSB local de cima para baixo

Qualquer aliança política entre PSB e PT em Natal para a disputa das eleições de 6 de outubro passa por discussão entre os dirigentes nacionais dos partidos, é o que admite o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, o ex-deputado estadual Júnior Souto. Com isto, o PT quer passar por cima de Rafael Motta em Natal e fechar o acordo de cima para baixo.

“Esse é um dado da realidade do PT, a gente considera que em razão de termos um projeto nacional, as negociações se estabelecem lá, e em muitas ocasiões essas informações não nos chegam, principalmente em detalhes”, disse Júnior Souto.

Souto disse que “a gente às vezes tem a notícia, mas são tratadas pela presidência nacional, pela comissão a Executiva Nacional, e a gente é informado, eventualmente, disso”.

Segundo Souto, “quando a conversa atinge determinados níveis, aí o assunto quando passa a ser delegado para discussão no plano municipal, a gente faz as discussões”.

Mas as discussões em Natal, adiantou o dirigente estadual do PT, vão ser concentradas numa comissão constituída pela Federação Brasil da Esperança, e naturalmente, preservadas as atribuições da presidente municipal do partido, a deputada estadual Divaneide Basílio e de sua pré-candidata à prefeita, a deputada federal Natália Bonavides, que está em pré-campanha desde fevereiro do ano passado, quando o diretório municipal a lançou para a disputa majoritária em outubro deste ano.

No começo da semana, a presidente nacional do PT, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, disse ao ESTADÃO que o partido tem acordos nacionais firmados com outras legendas progressistas: “Uma das cidades reivindicadas pelo PSB é Curitiba, em que o candidato Luciano Ducci está melhor posicionado. Precisamos do apoio do PSB em outros municípios, como Natal, Porto Alegre e Juiz de Fora”.

O chefe do Gabinete Civil do governo Fátima Bezerra (PT), Raimundo Alves Júnior, também confirmou que “esse diálogo com o PSB nacional está sendo conduzido pela própria presidenta do PT, Gleisi Hoffman”.

Júnior Souto explicou que já existe uma comissão constituída junto aos diretórios municipais do PT, PV e PC do B, que formam a Federação Brasil da Esperança, que “são os responsáveis pelas tratativas que acontecem no plano municipal” com relação à sucessão do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos).

“Eu faço o acompanhamento, mas na verdade quem está tratando das conversas e definindo linhas, são as pessoas que integram esse movimento”, reiterou Souto, para quem a presidenta municipal do PT, que também preside essa comissão, “é quem teria a responsabilidade, primeiro, de emitir opinião sobre esses assuntos”.

Unidos em Brasília e trocando farpas em Natal

Enquanto os dois partidos estão unidos em nível nacional, o PSB integra a base do governo Lula (PT) nas duas Casas do Congresso – Câmara dos Deputados e Senado da República, em Natal trocam farpas políticas, depois que o presidente estadual do PSB, ex-deputado federal Rafael Motta, minimizou as chances da deputada Natália Bonavides chegar ao segundo turno das eleições municiais no fim de outubro.

“Apesar da Natália ter uma intenção de voto maior, ela meio que chegou em um teto. E o problema é que ela tem muita rejeição. Em um provável segundo turno, é arriscado haver uma derrota dependendo do adversário”, avaliou Motta, no começo da semana, no “Estadão” da terça-feira (5).

Foi o bastante para uma réplica do vereador Daniel Valença (PT), que classificou o dirigente estadual do PSB de “camaleão”, alegando que “o povo sabe julgar muito bem quem tem essa conduta”.

“Espero que o PSB Nacional coloque o local nos trilhos do desenvolvimento para termos um pleito alinhado com o plano nacional. O time de Lula em Natal tem uma estrela, e é Natália Bonavides”, refutava Valença, quarta-feira (6), nas redes sociais.

Depois de Rafael Motta aloprar com Natália Bonavides (PT), Daniel Valença devolver, Natália postou na quinta-feira (7) vídeo com Alckmin nas redes sociais durante a apresentação da agenda do comércio 2024. Não falou sobre pré-candidatura mas fez o vice-presidente da República mandar um recado para o RN. “Olha é um recado de otimismo. Nós vamos ter um ótimo ano. A reforma tributária vai estimular a economia, fazer o PIB crescer. Ela traz eficiência econômica. O comércio a gente viu aqui o pessoal animado com novos investimentos. Então é uma alegria. Um grande fraterno abraço para o povo do RN”, disse Alckmin. O recado foi indireto: Natália foi direto ao chefe do PSB.

A TRIBUNA DO NORTE tentou ouvir a deputada federal Natália Bonavides e a deputada estadual Divaneide Basílio, mas não obtivemos resposta. Basílio passou a sexta-feira (8), participando de eventos em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, avisou a sua assessoria de imprensa.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.