Vale sustentável preservando a biodiversidade local


O Projeto Vale Sustentável continua atuando de forma incisiva no processo de recuperação ambiental da microrregião do Vale do Açu. Nesse primeiro semestre de 2021, foram reflorestados 30 hectares de áreas degradadas no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, situado no município de Assú-RN.

Além da recuperação dessas áreas o projeto vem atuando na preservação dos ecossistemas existentes nesse espaço, através do cercamento das áreas de reserva legal e preservação permanente.

Desse modo, foram construídos um total de 2 mil metros de cerca com cinco fios de arame para evitar que os animais de grande e médio porte adentrem a área e possam prejudicar o desenvolvimento das mudas.

A ação foi realizada pelos próprios moradores do assentamento com parceria da ANEA, através do patrocínio da Petrobras, gerando renda e atendendo os anseios da população que era proteger a floresta e a biodiversidade existente nessa área.

Para o técnico responsável, Luciano Bezerra, “até o momento já recuperamos 30 hectares que estavam degradados, hoje podemos contar que foram plantados já 15 mil mudas, sendo 39 espécies de plantas nativas e algumas já correndo risco de extinção. É um avanço bastante promissor e futurista para todos do assentamento, tendo em vista que a área tem também um grande potencial para crescimento em diversas escalas”, pontuou com bastante entusiasmo.

O projeto é uma realização da ANEA, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.