Currículo da Educação Básica é tema de debate nas escolas estaduais

As escolas estaduais do Rio Grande do Norte participarão, neste mês, de uma ampla discussão sobre o novo currículo da Educação Básica. No próximo dia 6 de março, a Secretaria de Educação do RN dará início as discussões sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular. Para planejar este debate, a comissão de implementação da BNCC reuniu-se na manhã de hoje (1º), na sede da SEEC, em Natal.

O debate é coordenado, em nível nacional, pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). No RN, a SEEC, Undime e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação organizarão as discussões.

O MEC definiu como o Dia D das discussões a data 6 de março. Neste dia, a Secretaria de Educação planeja a realização de um encontro, na sede da SEEC, com os setores da pasta para a discussão do texto da BNCC.

“Orientamos também que cada Diretoria Regional de Educação reúna as escolas que estão em sua sede neste mesmo dia. Como algumas já estão com algumas atividades marcadas, o debate será adiado para a data mais propícia, porém dentro do mês de março”, destacou a professora Lúcia Palhano, coordenadora de Desenvolvimento Escolar.

Cada escola receberá textos de apoio, cronograma de atividades e vídeos explicativos para servir de suporte para os encontros. “As escolas terão todo o mês de março para realizarem seus debates. O intuito dessa ação é aproximar toda a comunidade escolar do que a base apresenta de referencial”, disse Lúcia Palhano.

Ao final dos encontros, cada escola deverá enviar a SEEC um instrumental sobre as opiniões que tinham antes e depois do debate sobre a BNCC.

Para a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Andreia Cunha, a discussão da BNCC pelos educadores é essencial para o entendimento da redação do texto. “Precisamos realizar uma mobilização em torno da base para que ela seja um documento conhecido por todos que fazem parte da Educação Básica”, frisou.

Também estiveram presentes na reunião as subcoordenadoras de ensino fundamental, Lúcia Soares, e de ensino médio, Geralda Efigênia, e a coordenadora da a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no RN, Sirleyde Dias Almeida.

Saiba mais

A BNCC da Educação Básica foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. O texto define as referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país.

O Dia D visa iniciar uma discussão, que se estenderá ao longo do mês, sobre a estrutura e as competências da BNCC, envolvendo secretarias, escolas e comunidade escolar. Trata-se de uma aproximação ao texto homologado da BNCC, por meio de apresentações, atividades e dinâmicas propostas. As discussões terão um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.